Detox depois dos excessos de Natal, por Maria Santana Lopes

Dezembro 27
7 Comments

Olá, olá! Detox depois dos excessos de Natal.  Há um presente que é certo recebermos todos os anos no Natal, peso! Com o final dos almoços e jantares em que nos sentimos “a abarrotar” começamos a pensar que temos de fazer algo urgente para nos ajudar a perder os quilinhos destes dias e desintoxicar o organismo de tanta comida e açúcar. Ter uma irmã nutricionista é de facto uma vantagem, principalmente nestas alturas mais criticas do ano. Pedi à minha irmã para nos dar algumas sugestões de sumos detox para nos ajudar a voltar à forma do dia 23 e ela como é uma querida, não deu uma, nem duas, nem três, mas sim cinco sugestões de receitas.

Segundo The British Dietetic Association, em média, ganhamos dois quilos pela altura do Natal. Os maiores excessos alimentares desta época festiva prendem-se com os ingredientes, com as quantidades usadas e as confecções culinárias utilizadas. O elevado consumo de alimentos com grande densidade energética, açúcares simples, gorduras, sal e álcool fazem parte das tradicionais mesas portuguesas na época do Natal e do Ano Novo. Só no dia 25 de Dezembro consumimos seis mil calorias, o triplo do recomendado.

Depois dos excessos cometidos no Natal está na altura de fazer uns sumos detox, para desintoxicar o organismo. Podemos fazer os sumos detox durante uma semana. Um em jejum, para substituir o pequeno almoço e outro no lanche da tarde.

Quais os benefícios dos sumos detox?

1 – Emagrecer: Quando acompanhados por uma alimentação equilibrada e a prática de exercício, o sumo verde será um excelente aliado contra a balança.

2 – Limpar o organismo: Depois das festas, do excesso de fritos,alimentos gordurosos, ricos em sal e gorduras trans, incluir no plano alimentar um destes sumos vai ajudá-lo a começar a ter uma alimentação mais saudável.

3 – Beleza: O conjunto de nutrientes presentes nestes sumos deixam a pele e o cabelo mais bonitos. Além disso, dão mais energia e boa disposição.

4 – Bom funcionamento do intestino: As fibras presentes nas verduras, legumes e grãos, ajudam no bom funcionamento do intestino.

Aqui ficam algumas ideias:

1- Ingredientes
:

-2 folhas de couve
-2 folhas de couve-de-bruxelas
-1 rama de couve-flor
-1 rama de brócolos
-4 cenouras
-1 maçã pequena (pode ser feito com outras frutas)
-
1 copo de sumo de laranja

2- Ingredientes
:

-2 chávenas de chá de espinafres
-2 copos de pepinos cortados
-1 cabeça de aipo
-1 colher de chá de gengibre
-1 porção pequena de salsa
-2 maçãs cortadas
-1 copo de sumo de limão

3- Ingredientes
:

-½ chávena de manga cortada em cubos
-1 cenoura cortada ás rodelas
-½ ramo de hortelã
-Sumo de 1 limão médio

4- Ingredientes
:

-1 cenoura
-1 maçã descascada
-2talos de aipo
-2 ramos de hortelã
-1 Sumo de 1 limão
-1/2 copo de água mineral

5- Ingredientes
:

-2 rodelas de ananás
-1½ copo de água
-1 colher de sopa de sementes de chia
-2 folhas de couve
-1 cm de gengibre
-5 folhas de hortelã
-1 maçã
-sumo de 2 limões
Ficam as sugestões para ajudar a limpar o organismo e voltar ao peso de antes do Natal 😉
Beijinhos,
Mónica

 

  1. Adorei esse seu artigo. Muito BOM, até partilhei na página que criei hoje, mas gostaria muito que passasse por lá e desse uma vista de olhos. Ainda não tem muita coisa, mas mesmo assim 🙂
    https://www.facebook.com/pages/Detalhes-Des-percebidos/703554283018451

    Sou grande fã do seu trabalho já à algum tempo. Sigo-a no seu blog e mesmo página de facebook, faz um excelente trabalho!

  2. obrigada pelas receitas, gostaria de obter mais se possível.

  3. Não sendo nós leigos em medicina, e não nos limitando apenas ao Ensino convencional, ainda demasiado precário quanto à saúde natural e autêntica, afirmamos convictamente que, ouvindo a televisão portuguesa afirmar que os sumos Detox não fazem milagres, nós, em abono do vosso eminente trabalho, diríamos que os sumos naturais, especialmente de agricultura biológica e bem combinados, fazem verdadeiros milagres à saúde, quando bem usados, com critério e sabedoria.
    Mas o problema dos portugueses é comerem tão mal… Não admira que andem por aí tantas doenças como as tromboses, o cancro, as hepatites, as gastrites, as enterites, as colibaciloses, as apendicites, etc… Comer correctamente, para se ter saúde verdadeira, é uma profunda e conscienciosa ciência e uma elevada sabedoria também, que têm que ser aprendidas no âmbito da alimentação vegetariana e do Conhecimento espiritual e não apenas nos meios médicos, ainda tão precários de informação, quanto ao que se deve comer ou não comer.
    QUEIRAM LER EM:
    aquariusidadedeouro.blogspot.pt
    18: A Vida Natural, Pura e Sadia
    B: Comer Carne: Grave Erro-02
    C: A Cura «Fácil» do Cancro-03
    Paz Profunda!…
    Prof. Astrophyl, J.F.S., um Sábio de Portugal.

  4. GIl

    Maio 15

    Artigo muito bom! parabéns!

  5. Raquel Rosa

    Dezembro 30

    Obrigada pela partilha. Após estes dias de medo é sempre bom termos dicas de como nos limpar do demónio açúcar ahah

    amaeursa.blogspot.com

  6. dieta

    Outubro 15

    gostei muito das dicas, vou colocar em pratica e fazer esses sucos para tomar.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resolva esta operação (para sabermos que é humano) *