A nova App que todos devemos instalar!

Maio 10
No comments yet

Olá, olá! A nova App que todos devemos instalar! Escadas em vez de rampas, edifícios com entradas demasiado estreias, rampas com inclinações vertiginosas. Meras inconveniências para uns, obstáculos inultrapassáveis para outros. Mas a partir de agora, vai ser mais fácil denunciar situações que condicionam a mobilidade de pessoas com deficiência motora.

A Associação Salvador lançou a App +Acesso Para Todos, uma aplicação que permite classificar os espaços ao nível das acessibilidades, partilhar bons exemplos e denunciar aqueles que não reúnem as condições mínimas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Estas denúncias são diretamente enviadas para as entidades competentes pela fiscalização das acessibilidades em espaços públicos. A criação desta aplicação é uma das 13 iniciativas do Portugal Mais Acessível, o projeto vencedor do Prémio Solidário 25 anos SIC, criado pela SIC Esperança para comemorar o aniversário da SIC, e tem como objetivo dinamizar várias ações ao longo deste ano com o intuito de sensibilizar a sociedade para os obstáculos que milhares de pessoas enfrentam para se movimentar diariamente.

Obstáculos que transformam situações simples do quotidiano como atravessar a estrada, ir às compras, almoçar fora, ir a um museu ou ao teatro, votar, ou apanhar um transporte público, em experiências verdadeiramente desgastantes. Milhares de pessoas com deficiência motora continuam a deparar-se diariamente com obstáculos que impedem a sua deslocação com normalidade. A falta de acessibilidades traz outras consequências graves para esta população, impondo barreiras à sua independência e autonomia maiores do que a própria deficiência.

No séc. XXI, isto é completamente impensável, mas infelizmente uma realidade. Cabe a todos nós ajudar a acabar com as barreiras e construir uma sociedade acessível para todos! E esta App é uma forma fácil de todos participarmos.

Beijinhos,
Mónica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resolva esta operação (para sabermos que é humano) *