ALERTA: Pedófilo no facebook!

Setembro 24
7 Comments

ALERTA: Pedófilo no facebook! Infelizmente, todos os cuidados são poucos…

Ontem voltou a ser apanhado mais um pedófilo especializado em roubar fotografias de crianças (das páginas de facebook pertencentes a vários pais babados e orgulhosos dos seus filhotes) para depois as partilhar na sua própria página, com comentários de arrepiar qualquer pessoa sã.

pedófilo

Eu sei que nós achamos sempre que só acontece aos outros. Mas, deixo-vos aqui uma pequena história bem real: Antes deste Verão, uma grande amiga minha contou-me algo muito grave. A sua sobrinha de 11 anos, tem já perfil pessoal no facebook. Ora, um belo dia de fim de semana, a dita sobrinha navegou durante horas nesta “amigável” rede social. Segundo a própria, andava a espreitar os perfis de algumas amigas e familiares, a página da escola, etc… quando, de repente, recebe uma mensagem privada de um homem a fazer-se passar por alguém que conhecia alguns dos seus professores. Conversa puxa conversa e o pedófilo, já experiente nestas andanças, conseguiu convencer esta pré-adolescente, bem inocente e sem formação ou acompanhamento adequado por parte dos pais, a enviar-lhe uma fotografia em pose “sensual”, em troca de um carregamento de 7,5€ no seu telemóvel.

pedófilos

A menina/ criança enviou-lhe a referência multibanco do seu número de telemóvel e o pedófilo carregou automaticamente o saldo desse telefone. RESULTADO: Não contente com a fotografia recebida, o monstro começou a insistir para que enviasse outro tipo de fotografias. Chegou mesmo a ameaçar a miúda de que faria mal aos seus pais, caso ela não lhe enviasse rapidamente uma fotografia sem roupa. A sorte, no meio de toda esta história sinistra, foi ter entrado em pânico. Começou a chorar desalmadamente e acabou por chamar a mãe, a quem contou tudo.

Até hoje a policia apenas conseguiu que o perfil fosse apagado. Nunca se apanhou o pedófilo.

pedófilo

A todos os pais, tias, irmãs ou avós que leiam este texto, por favor peço-vos que avisem quem deve ser avisado. Não deixem uma criança sozinha com acesso a internet. É muito perigoso!

E os crimes vão-se somando… em Junho deste ano foi preso um empresário português por ter violado um adolescente de 13 anos. Adolescente esse aliciado via facebook, por um perfil falso que o convidou para um encontro.

No caso dos adolescentes é mais complicado garantir uma boa supervisão. Mais uma razão para os adultos formarem e informarem os mais novos sobre todos estes perigos.

Eu sei de vários adolescentes que falam diariamente com desconhecidos no facebook. Já o fazem de forma natural, com os seus 16/18 anos metem conversa uns com os outros, sem qualquer malícia, mas sem nunca se terem conhecido pessoalmente. Invariavelmente, de vez em quando, vão-se marcando encontros… O mesmo se passa com adultos que passeiam na rede e pelos vistos até com crianças. 🙁

Tenham muito cuidado com o que partilham. O que está na internet é público! Tudo!

Eu própria já cometi o erro de partilhar fotografias das minhas filhas, sempre com o cuidado de nunca dar informações de risco. (julgo eu). Mesmo assim já comecei a apagar as fotografias que tinha no facebook. O pior é que são já muitas e vai demorar algum tempo. mas acredito que é um bom investimento do meu tempo.  Quero minimizar os riscos…

Deixo-vos algumas simples mas muito importantes Dicas: NÃO partilhe na internet a sua morada, nome da escola dos filhos, fotografias privadas ou dados pessoais… NÃO deixe crianças ou pré-adolescentes sozinhos com acesso à internet. Avise/Forme/Informe, sempre que possível, sobre os perigos do facebook e da internet em geral. Além dos pedófilos no facebook, há ladrões, burlões e muitos outros ÕES à cata da próxima vítima. É triste mas é verdade.

Quem avisa sua amiga é… 😉

Beijinhos a todas,

Mónica

 

Nota – Há umas semanas escrevi um post ALERTA que acho que também deve lerAlerta para o perigo de localização de fotografias

Nota 2 – Consulta esta página especializada em dicas de segurança na Internet.

 

  1. Mónica

    Setembro 25

    Obrigado Tânia!

  2. AssuthActuany

    Setembro 28

    Nice blog )
    http://rftrerqon.com my blog

  3. esta noticia é muito importante porque hoje em dia os pais sentem que têm a necessidade de mostrar os filhos mas o perigo está sempre à espreita!
    beijinhos
    http://idecidetobehappy.blogspot.pt/

  4. Diana

    Outubro 2

    O que ouvi é que as fotografias utilizadas são exactamente dos perfis da crianças, e não dos pais babados. Parece que o exemplo que conta, é utilizado algumas vezes… o objectivo não é só as fotos, por isso não interessam os pais, mas sim as crianças com perfis de facebook, que não têm qualquer controlo de adultos.

  5. Inês

    Novembro 18

    Felizmente é possível apanhá-los vejam este vídeo explica tudo http://www.youtube.com/user/sweetie

    Um filho deve ter sempre o nosso acompanhamento! Mas acima de tudo devemos ensiná-los a dizerem-nos as coisas quando sentem que algo não está bem! Porque os pedófilos usam muito é o medo que as crianças possam ter por algo! A criança tem que saber que independente de que possa ter acontecido o nosso apoio e protecção de pais está lá sempre! Porque é impossível estarmos 24h a vigiar!!!

  6. MAURICIO

    Março 8

    que é isso no seculo 21 tem uns monstro assim , não curto e sou super contra a esse caras de pau , cadeia nele e temos que denuncia simmmmmmmmmmmmmmm sai fora aqui é só diretoria ,,,, familia face temos que ser unidos num se cala não um abç pra tds da familia face do bem ,,,, parabens quem denuncia

  7. Daniela

    Março 8

    Não chega a ser pedofilia, porque a garota já tem 11 anos (já chegou à puberdade).

    O pedófilo se interessa exclusivamente por pré-púberes (garotas com menos de 9 anos).

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resolva esta operação (para sabermos que é humano) *