Alimentação Saudável Parte II, por Maria Santana Lopes

Outubro 20
No comments yet

10 recomendações práticas para uma alimentação saudável:

1.  Tome sempre o pequeno-almoço
Um bom pequeno-almoço ajudá-lo-á a carregar energias logo ao inicio do dia, fornecendo-lhe um bom aporte de nutrientes essenciais para o organismo. Não se esqueça de consumir produtos lácteos, pão ou cereais e ainda fruta ou sumos de fruta.

2.  Faça 5 a 6 refeições por dia
Faça várias refeições, 5 a 6, de forma a não estar mais de 3h30m sem comer. Assim poderá controlar o seu apetite ao longo do dia.

3.  Consuma 5 porções de fruta e hortícolas por dia
Ao longo do dia consuma 5 porções de fruta e hortícolas.
Por exemplo: ao longo do dia coma 3 peças de fruta e 2 porções de hortícolas (na sopa e como acompanhamento do prato). Dê ao seu dia um bom aporte de fibra, vitaminas e minerais.

4.  Inicie as refeições principais com sopa
A sopa é um excelente alimento, pelo que deve ser consumido antes da refeição. O seu consumo, para além da mais-valia nutricional, promove um aumento da saciedade, controla o apetite, controla os níveis de colesterol e glicemia sanguíneos e melhora o trânsito intestinal.

5.  Coma calmamente e mastigue muito bem os alimentos
É uma excelente forma de controlar o apetite e a quantidade de alimentos que consome.

6.  Hidrate-se!
Consuma água ao longo do dia, de forma a hidratar convenientemente o seu organismo. As recomendações são de 1,5 a 3L diariamente.Uma boa hidratação previne o aparecimento da fadiga e o cansaço.

7.  Opte por consumir mais peixe do que carne, alternando o seu consumo entre o almoço e o jantar
O peixe é rico em ácidos gordos ómega 3, importantes na redução do colesterol sanguíneo e na prevenção de doenças neurodegenerativas. Por isso, opte pelo seu consumo em detrimento do consumo de carne (sendo que, nestas, deverá optar pelas carnes brancas, como peru, frango e coelho).

8.  Controle a ingestão de gordura na confecção e tempero dos alimentos
Limite o consumo de gordura na confecção e tempero, e, ao fazê-lo, opte pelo consumo de azeite. O azeite é rico em gordura monoinsaturada, importante para a prevenção das doenças cardiovasculares.

9.  Reduzir parte do sal e da gordura para temperar
Use maior quantidade de cebola, alho, tomate, pimento e ervas aromáticas, e tempere como marinadas, reduzindo o sal.

10. Eleja para a sua alimentação alimentos ricos em fibra
Os alimentos ricos em fibra como os cereais integrais, leguminosas e produtos hortícolas são importantes fontes de fibra.

Pratique actividade física diariamente! Mexa-se o mais possível!

Ande pelo menos 10.000 passos diariamente, ou seja, deverá dedicar pelo menos 45 minutos do seu dia à prática de actividade física.

 

Photo Credits

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resolva esta operação (para sabermos que é humano) *