As mulheres mais velhas a dar à luz um bebé

Fevereiro 26
7 Comments

Olá, olá! As mulheres mais velhas a dar à luz um bebé são no mínimo abençoadas. Ou não? A História do ser humano tem casos registados com um certo tom de milagre, é verdade. Mas, depois, será que conseguem acompanhar o crescimento destas crianças? E durante a adolescência?! E depois?!?! Eu bem sei que temos cada vez mais centenárias no nosso planeta, mas confesso que tenho algumas duvidas relativas a uma decisão desta envergadura. Reparem neste top ten, a terminar na mais velha das mulheres a conseguir gerar uma vida depois da menopausa, e depois dêem-me a vossa opinião.

10º lugar – Elizabeth Buttle, Idade 60 anos

Deu à luz no País de Gales em 1997. Na altura uma filha de 41 anos e 3 netos.

elizabeth-ann-buttle-maes-mais-velhas

9º lugar – Frieda Birnbaum, Idade 60 anos

É a americana mais velha a dar à luz até aos dias de hoje. Tentou o apoio de uma clínica de fertilidade e não lhe foi concedida no seu país de origem. Resolveu depois partir para a Africa do Sul e acabou por engravidar com 59 anos, nascendo estes dois lindos gémeos quando tinha 60.

Frieda-Birnbaum-uma-das-mulheres-mais-velhas-a-engravidar

8º lugar – Patricia Rashbrook, Idade 62 anos

A britânica Patricia Rashbrook é psiquiatra e foi na Rússia que conseguiu fazer um tratamento de fertilização in vitro. O seu filho nasceu em 2006, tendo já três irmãos adultos.

Patricia-Rashbrook

7º lugar – Rosanna Della Corte, Idade 63 anos

Esta mulher originou uma imensa polémica, inclusive junto do Vaticano. Teve um filho aos 41 anos mas este morreu num acidente de moto em 1991. Anos mais tarde, a Rosanna foi a uma clínica na Ucrânica onde lhe concederam o tratamento de fertilidade in vitro, com base na doação que lhe concederam de um óvulo, acabando por conseguir ter o seu bebé, a quem deu o mesmo nome (Riccardo), aos 63 anos.

mae-Rosanna-Della-Corte (1)

 6º lugar – Papathiammal Subramaniam, Idade 64 anos

Casada há mais de 40 anos, teve o seu primeiro filho com o marido de 74 anos… 🙂 Nascida na Índia e o seu bebé nasceu em 2004.

gravidez-Papathiammal-Subramaniam

 5º lugar – Adriana Iliescu, Idade 66 anos

Tem neste momento 75 anos e uma filha de 9. O esperma e o óvulo foram doados anonimamente e a gravidez foi de trigémeos. Dois deles morreram (um às 10 semanas e o outro provocando o aceleramento do parto em que nasceu Eliza) .

Adriana-Iliescu-e-seu-bebe

4º lugar – Bhateri Devi, Idade 66 anos

Aos 66 anos esta indiana deu à luz três gémeos com uma cesariana que correu muito bem. Através de um tratamento de fertilidade in vitro e do esperma do marido, com quem foi casada durante décadas sem ter tido filhos. O marido tinha 70 quando nasceram as crianças.

Bhateri-Devi-maes-mais-velhas

3º lugar – Maria del Carmen Bousada de Lara, Idade 66 anos

Em 2006 foi reconhecida internacionalmente por ser a mãe mais velha do planeta. Resolveu engravidar e nasceram estes dois gémeos lindos! Esta espanhola que nunca tinha casado acabou por morrer três anos mais tarde com um cancro nos ovários 🙁

As mulheres mais velhas a dar à luz um bebé, mulher-mais-velha-a-ter-bebe-carmela-bousada

2º lugar – Rajo Devi Lohan, Idade 69 anos

Há diferentes histórias sobre esta senhora, encontrei inúmeros sites a falar sobre a sua vida, mas todas elas coincidem no facto de ter dado à luz aos 69 anos de idade. Viveu no séc. XVII e reza a história que teve 69 filhos…

Rajo-Devi-Lohan

E o 1º lugar vai para… Omkari Panwar, Idade 70 anos

Em 2008 o casal Panwar queria muito ter um filho (herdeiro) homem. Já tinham duas filhas adultas mas devido à cultura que lhes foi incutida acabaram por recorrer, em tom desespero, a uma clínica de fertilidade. E foi assim que Omkari se tornou a mãe mais velha do mundo. O par de gémeos nasceu saudável e a sua mãe de 70 anos resistiu bem ao parto de cesariana.

Omkari-Panwar-a-mulher-mais-velha-a-dar-aluz

 

E agora, o que acham de todas estas decisões que levaram ao nascimento destes bebés?

Digam-me de vossa justiça!

Beijinhos, até já,

Mónica

NOTA – LEIA TAMBÉM UM DESTES POSTS:

Casamentos mais originais de sempre

Há fotografias dos nossos filhos que não podem estar na internet

Corpo da Mulher é perfeito

Ilustrações geniais demonstram que a mulher é dona do próprio corpo

Roupa ideal para cada tipo de corpo

O seu marido faz você feliz? Leiam esta sábia resposta

4 PASSOS PARA UMA BOA RELAÇÃO!

  1. luisa

    Fevereiro 26

    Eu as vezes costumo dizer , que fui mãe avó:) a minha nasceu tinha eu feito 40 anos!

    Nas reunioes da escola, eu sou invarialmente sempre a mae mais velha 🙂 No que a isso diz respeito nunca me senti deslocada, ..agora tenho qye concnordar e isso ja me angustia pensar que o acompanhamento dela ja me pesa pela idade,,e tenho muito medo de nao ver esse crescimento,,,mas aparte disso..sinto-me abençoada por ter tido esta filha que foi muito planeada, e muito pensada..por razoes pessoais e de outra ordem..! Pois tenho um filho com 21 anos..

    Destas mulheres, tiro o meu chapeu pela coragem..e tenho a certeza que foram e sao todas muitos felizes..!!!

    • Lina Chaves

      Fevereiro 26

      Comentário

      • Lina Chaves

        Fevereiro 26

        Partilho da mesma opinião Luisa, fui mãe aos 43 e sinto o mesmo em relação ao meu filho, desespero por achar que poderei não ter saúde e tempo suficiente para o ver crescer, neste momento ele está com quase 10 e é o meu bem mais precioso, pois é meu único filho. Além de tudo fui abençoada com um menino muito inteligente, meigo, educado e amado por todos os que o conhecem o que faz de mim uma mãe super orgulhosa.

  2. maria

    Fevereiro 26

    ola fui mae aos 27 e depois aos 38 a idade esta na nossa cabeça
    conheço muita gente nova muito mais velha que eu (56 anos)
    quanto ao poder ver crescer os meus rebentos uma com ja 30anos outro ja com 17anos só Deus o sabe
    beijinhos e adorei ver toda esta felecidade de se ser mae seja lá a idade que for
    deve-se isso sim querer e amar os nossos incondiciunalmente

  3. Dominique

    Fevereiro 26

    Tive um filho com 45 anos, naturalmente e foi a experiência mais emocionante e maravilhosa da minha vida! E já tinha 3 filhos!

    • Luciana

      Outubro 15

      Oi gostei do seu relato, agora recente engravidei, ficamos todos mto felizes,tenho 3 filhos e 45 anos,meu esposo é mais novo 10 anos q eu,só tenho a caçula com ele de 8 anos,mais logo veio a triste notícia q era uma gravidez de ovo cego, Agora estou com receio de não m proteger,foi natural e um único vasilina,porq sempre m previnir.

  4. Angélica

    Julho 24

    Fui mãe aos 38 anos. E às vezes me pego muito angustiada… tenho muito medo de não conseguir acompanhar o crescimento do meu filho que hoje está com 3 anos. Admiro todas elas, mas confesso que se pudesse conversaria com elas para saber como lidar com esse sentimento de insegurança. Tenho uma amiga que está com 51 anos, não tem filhos e está fazendo tratamento para engravidar. As pessoas são preconceituosas. Falam coisas e não pensam no sentimento do outro.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resolva esta operação (para sabermos que é humano) *