ENTREVISTA A SOFIA NUNES, Blogger do O meu Laboratório de Sonhos

Julho 9
2 Comments

Olá, olá! Chama-se Sofia Nunes e tem O Blog sobre fertilidade mais completo em Portugal. É interessante para qualquer pessoa. Os temas centram-se em Fertilidade e Família e são focados de um prisma muito especial. Fiquem a conhecer a Sofia e o mundo maravilhoso que a rodeia. Já sigo este blog desde os seus primeiros dias e nunca deixei de me surpreender com cada artigo, seja porque sou mãe ou simplesmente porque ajudam a descobrir-me um bocadinho melhor como mulher. Espreitem, é realmente um blog Top.

ENTREVISTA A SOFIA NUNES, Blogger do O meu Laboratório de Sonhos

o meu laboratório dos sonhos

foto sofia

Sofia,

O seu blogue surgiu por alguma razão especial?

  O blogue surgiu durante uma    conversa com um casal que estava a  fazer um tratamento de fertilidade.  Eu trabalho num laboratório de  fecundação in vitro e diariamente  lido com as dúvidas dos casais no  que respeita aos tratamentos e  qualidade dos embriões. À medida  que conversava com este casal e que  me diziam que muitas vezes não  sabiam onde buscar informação, e  uma vez que não eram os únicos a  ter esta opinião, achei que seria uma  boa ideia criar um blogue onde  pudesse falar sobre as questões que  mais preocupam os casais, e quem  sabe falar também de tratamentos e  técnicas inovadoras.

Em Portugal há muitas pessoas com dificuldades em ter filhos?

Sim, infelizmente cada vez há mais casais com dificuldades. Estima-se que aproximadamente 10% dos casais em idade fértil tenham problemas para conceber, isto é, aproximadamente 290 mil casais.

Qual a idade ideal para uma mulher ficar à espera de bebé?

Infelizmente a questão que leva muitos casais a necessitarem de tratamentos de fertilidade é mesmo esta. Para a mulher, a idade biológica ideal para ter filhos é dos 19 aos 34 anos, sendo a época mais fértil dos 19 aos 26 anos (estima-se que a probabilidade de gravidez em cada ovulação, durante este período é de aproximadamente 50%). Mas hoje em dia, é cada vez menor o número de casais que têm filhos antes dos 26. Somos cada vez mais exigentes com a nossa vida, e queremos reunir as condições ideais para constituir família: terminar os estudos, comprar casa, ter um emprego estável, entre muitas outras. Ou seja, o projecto parental é muitas vezes adiado. Aliando a idade biológica ideal da mulher e a idade na qual se supõe que parte dos requisitos para constituir família estão preenchidos, eu diria que o casal deve tentar engravidar quando a mulher tem por volta dos 30 anos.

o meu laboratório

Ao seu blogue vão só pessoas com problemas de fertilidade ou tem outros géneros de visitantes?

O blogue está direccionado a casais com problemas de fertilidade, a pessoas que queiram saber mais sobre este tipo de tratamentos e à divulgação de notícias nesta área. Está também direcionado à família. Mas não só. Como mulher e mãe gosto de escrever sobre o meu dia a dia.

Sofia, termino perguntando: A Mulher é que Manda?

Sim, pode-se dizer que a Mulher é que Manda pois uma das causas mais frequentes que faz com que os casais recorram a tratamentos de fertilidade está relacionada com a idade avançada da mulher que pretende engravidar. Infelizmente a qualidade dos óvulos começa a decair por volta dos 35 anos e as probabilidades de conceber espontaneamente começam a diminuir, sendo muito reduzidas por volta dos 40 – 42 anos. Para o homem, apesar de se ver também diminuída a capacidade reprodutiva com a idade, esta não decai tão abruptamente. No fundo, a Mulher é que Manda pois na maioria das vezes é ela que determina quando quer ser mãe…

Beijinhos,

Obrigada por tudo,

Mónica

http://omeulaboratoriodesonhos.blogspot.pt/

  1. Gostei muito de ler.

    (e tenho gostado de te ver na TV)

    http://www.prontaevestida.com

    • Mónica

      Julho 10

      Obrigada 🙂 Fico contente!
      Beijinhos!!!!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resolva esta operação (para sabermos que é humano) *