Lagarto pintado… por Clara Castela

Fevereiro 13
No comments yet

Desde que começou este ano letivo que tenho vindo a trabalhar Lengalengas e Trava Línguas ou Destrava Línguas. Estas cantilenas, de ritmo fácil e forma rápida,tão antigas como a nossa infância, são formas literárias preciosas que promovem o desenvolvimento da linguagem nas crianças. Por tradição oral, foram acompanhando gerações em brincadeiras de sofá ou colos de avó bamboleantes. Quem não se lembra do “Tão ba la lão”, do “Lagarto pintado” ou “ A criada lá de cima é feita de papelão/quando vai fazer a cama/diz assim para o patrão (…)”.  De forte musicalidade, rima, repetição, de fácil memorização e algum” nonsense”, as lengalengas fazem um sucesso junto das crianças pelo seu carácter infantil.

A pintora Paula Rego deu-lhes vida e movimento nos seus quadros, como é o caso da lenga lenga “Ring O`Roses”, os Gaiteiros de Lisboa musicaram o “Trângulo Mangulo”, a Rapper Capicua lançou recentemente um livro-disco de lengalengas originais chamado “mão verde” de grande qualidade sonora e pedagógica, o qual recomendo. A escritora Luísa Ducla Soares

Ora, pegando nestas cantilenas, decidi dar corpo às palavras e criei vários suportes para que as crianças, mediante uma leitura visual imediata as pudessem memorizar e fazer uma leitura autónoma das lengalengas. As imagens e os objetos têm um impacto fantástico em crianças de idade pré escolar e por isso eficazes no seu objetivo.

As Trava ou Destrava Línguas, cumprindo a sua intenção pedagógica, têm como objetivo, como o próprio nome indica, destravar a língua, ou seja, travar para destravar uma língua que está presa, fazendo poupar algumas sessões de Terapia da fala e assim promover uma articulação com maior destreza e uma melhor dicção na comunicação verbal. São por isso umas aperfeiçoadoras de pronúncia e divertimento, são igualmente desafiantes para o seu emissor fazendo-o tropeçar nas palavras e provocar o riso.

Em termos de conteúdo, as Lengalengas e Trava línguas são eficazes e cumprem a sua função no que diz respeito à promoção da língua materna, à aquisição de um novo léxico, à oralidade e à preservação das tradições orais e culturais. Por todas estas razões vamos lá cantar Lenga Lengas e Trava Línguas!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resolva esta operação (para sabermos que é humano) *