Mamas, seios, peitos ou maminhas, cada um chama o que quer

Setembro 20
17 Comments

Olá, olá! Mamas, seios, peitos ou maminhas, cada um chama o que quer. Hoje recebi a quinta mensagem desde que publiquei o post, “Dicas, cuidados especiais para os seios”, a “lembrar-me” que o termo correcto é Mamas.

As primeiras quatro mensagens (duas via facebook) até foram simpáticas. A última manda-me ir estudar antes de ter um blogue. Ou seja, já passa o meu limite de bom senso.

 

Eu não sou médica e este não é um blogue técnico. E como quem escreve sou eu, sinto-me no direito de escolher os termos que gosto de usar para cada conceito.

Acontece que não gosto particularmente da palavra Mamas. Acho feia. Não é a única palavra de que não gosto. É verdade, há um rol de outras palavras que, por alguma razão, nunca me soam bem. Bacio, carpete, cortinados, sanita …, várias! Cada uma com a sua mania 🙂

Daí a mandarem-me estudar, vai uma grande distância…

Por outro lado, goste-se ou não de certas palavras, isto é um blogue descontraído e não sou obrigada a escrever a palavra mamas, só por ser o termo técnico correcto.

Se me dói a barriga não vos vou dizer que estou com uma gastralgia. Era só o que faltava!

Às cinco autoras (todas senhoras) das mensagens que recebi, lamento informar, com todo o respeito, que irei continuar a escrever maminhas. Espero que este meu pecado não torne impeditivas as vossas próximas visitas.

Beijinhos a todas e não se esqueçam: analisem as vossas maminhas regularmente! (maminhas também não me soa mal, espero que ninguém se ofenda 😉

  1. Nome

    Agosto 31

    ainda existe a liberdade de expressao por isso cada qual escreve as coisas como as sente, certo? beijinho

  2. Carminho

    Setembro 1

    Monica. Nao se esqueça que somos um Pais de Doutores!!!!!!!!!Hehehe!!! (ja agora, meu teclado nao tem todos os acentos e outros)

  3. Luisa

    Junho 21

    Era só o que faltava! Há uns com cada uma…lata é o que não lhes falta! Estiveste bem e encaras-te o problema lindamente. Continua assim!

  4. Quanto a comentários só acho que se deve respeitar os termos que cada um utiliza na medida que todos estão corretos. Assim como a palavra “cancro”, não gosto, sendo a palavra correta. Por isso há que somente “RESPEITAR” os dizeres de cada um, desde que não ofenda ninguém. Bem haja para todos.

  5. Elisabete

    Junho 22

    A gente (como costumo dizer) com lata de latão! O NOSSO país jà nos priva de liberdade em tudo so faltava agora também nos tirar em o direito de se exprimir da forma que queremos. A sério…. Se todas as pessoas fossem médicos politicos ou doutores xy bem que Portugal não estaria da maneira que está! Força Monica não ligue pois entre analfabetos entendemos-nos 😉

  6. Teresa

    Junho 22

    Gosto da palavra técnica MAMAS. Quando andava no ciclo com vergonha nas aulas de ciências naturais em 1971 eu dizia ” os seios da vaca….etçççç” até que a professora disse alto e bom som para toda a turma: ” MINHAS QUERIDAS ALUNAS A PALAVRA É MESMO MAMAS, SEJA PARA HUMANOS OU ANIMAIS….SÃO MAMAS E AACABOU…..PORQUE AS VACAS NÃO TÊM SEIOS…..” e ao longo da vida o pudor foi-me passando e bem cedo comecei a aplicar a palavra MAMAS sem me fazer qualquer rubor…..quando vou fazer uma mamografia não é uma seiografia nem sequer uma maminhasgrafia…..é mesmo uma mamografia às mamas,

    • Nuno

      Junho 23

      Eu pensava que as vacas tinham tetas e nao mamas.Estou confuso!?!?!

      • Sonia

        Junho 23

        As vacas têm ubere ou glandula mamária ( mama ) que por sua vez têm normalmente 4 tetos ( mamilos ).

    • David

      Junho 25

      Das vacas não são mamas, são tetas e úbere.

  7. Paulo

    Junho 23

    Também pode chamar de biberões….

    • Nuno

      Junho 23

      Tb ha quem lhes chame bolas de berlin…!

  8. Eu gosto da palavra mamas, que o que todos nós temos. Para mim é uma palavra bonita e sem complexos. 😉

  9. Sou estudante de Medicina, sei que o termo correto é “mamas” e é assim que falo no hospital. Mas, fora desse contexto, com familiares e amigos, recorro por vezes aos termos “mamitas” ou “peito”! E então? Não tem mal nenhum.
    Quanto à pessoa que a aconselhou a “ir estudar antes de ter um blog”, talvez tenha apenas azia, provocada pelo sucesso deste blog. Ai desculpem:azia não, pirose! (Antes que me mandem ir estudar…)
    Boa continuação, continue autêntica 🙂

  10. Paula Rocha

    Setembro 20

    Olá, realmente o termo é mamas, não se ouve falar em cancro das maminhas, é cancro da mama, mas contudo e em boa verdade mandá-la estudar realmente é um bocadinho forte, as pessoas em vez de dizer estes disparates que analisem as maminhas regularmente tal como aconselhou e que se deixem de falar só por falar.

  11. Olinda Duarte

    Setembro 21

    Cada um diz como quer, é verdade, mas se pudermos usar o termo mais correto não nos fica mal. Mandar estudar, já é coisa de quem se acha superior, acho eu…
    Na verdade são mamas, somos mamiferos. Seios é outra coisa, são “buracos”, cavidades, peito acho que é o que se refere à parte superior do torax, e tetas acho que é calão para mamilos.
    Maminhas são mamas, talvez pequeninas ou num tom amoroso….

  12. Eduardo Barros

    Outubro 24

    Entendo a sua objeção em relação à palavra “mamas”, mas trata-se de uma ideia baseada numa falsa obscenidade e no uso , em certos setores sociais, de alternativas erradas como “seios”. Não se trata de uma questão técnica, como afirma. Decerto dirá, sem qualquer constrangimento, outras palavras correntes da mesma família, como mamífero (e não seífero ou maminhífero), mamar ou amamentar. Também dirá certamente que uma mulher teve a infelicidade de ter cancro da mama e não cancro do seio, ou cancro da maminha. Mama é uma palavra com som simples, suave, meigo e até próximo de “mamã”, com toda a carga simbólica e afetiva desta palavra. Não há que ter pruridos. Faça um pequeno esforço.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resolva esta operação (para sabermos que é humano) *