Maquilhagem na adolescência?! Não consigo concordar!

Abril 18
4 Comments

Olá, olá! Maquilhagem na adolescência?! Não consigo concordar! Hoje, a caminho da escola assisti a um episódio que me deixou a pensar. Estávamos quase a chegar à porta da escola, no pára-arranca, quando olho pelo retrovisor e no carro atrás do meu ia uma mãe com uma filha adolescente. Enquanto a mãe guiava a filha maquilhava-se, com o ar mais natural a aplicar o seu rímel. Ao princípio pensei que não deveria ser da escola delas, pois só tem alunos até ao nono ano, mas qual não é o meu espanto quando reparo que a senhora também se estava a dirigir para a mesma zona que eu para deixar a filha. Não sei que idade terá a miúda, mas para andar ali é porque no máximo deverá ter uns 15 ou 16 anos, não acham muito cedo para este cenário?!

Há quem diga que a maquilhagem não tem idade e eu devo dizer que não concordo nada com isso. Uma coisa é, por exemplo, uma criança querer brincar com as pinturas da mãe, já vos contei aqui que é uma brincadeira frequente lá em casa. Até aí tudo bem e acho normal porque as crianças são muito curiosas. Mas miúdas muito novas que se pintam todos os dias é outra coisa.

Na minha opinião, a maquilhagem nas adolescentes não deve ser usada a toda a hora. Não sou contra, desde que seja usada em momentos específicos como um casamento ou uma sessão fotográfica, tendo bastante cuidado com a quantidade e tipo de produtos aplicados. Agora diariamente, completamente maquilhadas como se fossem mulheres adultas, não consigo concordar!

Qual é a vossa opinião sobre este assunto? Há uma idade certa para começar a usar maquilhagem?

Beijinhos,

Mónica

 

NOTA – LEIA TAMBÉM UM DESTES POSTS:

Os piores pedidos de casamento já alguma vez feitos!

As heroínas dos Jogos Olímpicos!!
Fotografamos muito, mas será que vivemos?
Viajar é revitalizante!
O Homem perfeito, onde está ele?
6 sinais de perigo numa relação
As 7 coisas que todas as futuras mães deviam saber.

  1. joana pereira

    Setembro 27

    Já reparou nas séries do canal Disney? As raparigas andam sempre super arranjadas: cabelos, maquilhagem e sapatos de salto!! O que eu acho um exagero.

    • Mónica

      Setembro 27

      Concordo totalmente Joana!

  2. Lm

    Março 27

    É um exagero é faz parte duma estratégia de marketing por vários motivos, dentre eles o consumo cada vez mais precoce de produtos de beleza e a erotização infantil.
    É lamentável de facto.

  3. Cherry

    Abril 20

    Não concordo com este post. Se estivéssemos a falar de raparigas de 12/13 anos, aí sim, já concordaria, mas penso que a partir dos 15/16 anos não faz mal nenhum começar a experimentar maquilhagem. É uma das muitas transições que ocorrem na adolescência, passa a ver maior preocupação com a imagem e, naturalmente, as raparigas começam a tornar-se mais vaidosas e a querer arranjar-se mais. Obviamente que não sou a favor que, nesta fase inicial, se comece logo pelos batons com cores fortes ou sombras de olhos muito fortes, deve se começar por algo natural, e ir elaborando a rotina de maquilhagem à medida que se vai crescendo. Eu comecei a maquilhar-me diariamente aos 15 anos e, mais do que vaidade, tornou-se algo que me dá gosto fazer, e uma rotina que se mantem hoje em dia ( tenho 20 anos).
    Beijinhos
    http://www.lifeofcherry.pt/

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resolva esta operação (para sabermos que é humano) *