Maria João Quadros, Entrevista à Fadista

Setembro 6
No comments yet

Olá, olá! Se há fadista que eu admiro pela sua força, empreendorismo e, claro está, pela grande alma de artista que tem, é a Maria João Quadros. Tem uma história de vida que nos poderia servir para vários volumes de um só livro. Fazer uma tão pequena entrevista a uma tão grande Senhora, saberá sempre a pouco, a muito pouco. No entanto, quem quiser ouvir a Maria João Quadros ou conhecer simplesmente o espirito unico vivido na sua Casa da Mariquinhas, esteja atenta ao final da entrevista pois vou deixar-vos a respectiva página de facebook e contactos para marcações.

Maria João Quadros, Entrevista à Fadista

mjq

 

Lembra-se de quando e onde começou a cantar o fado?

PODERIA ESQUECER.ME , SIM ,….. ACONTECEU HA 50 ANOS , PROFISSIONALMENTE , NO RADIO CLUB DE MOÇAMBIQUE ( EM AINDA LOURENÇO MARQUES ), COM 16 ANOS !!!! POR MUITO ESTRANHO QUE PAREÇA, COM A ORQUESTRA TIPICA DO MAESTRO ANTONIO GAVINO, ENTRE MUITOS MUITOS INSTRUMENTOS, GUITARRA E VIOLA DE ALVES MARTINS E ANTONIO FONSECA !!!! ATE SEI OS FADOS QUE CANTEI !!!! E CANTEI EM TUDO O QUE ERA SITIO , CASAS DE FADO, ” A TOCA ” CLUBE DOS LISBOETAS, FESTAS DE CARIDADE ( MIL ) MOVIMENTO NACIONAL FEMININO ETC….. ATE HOJE !!!!

Sei que tem uma casa de Fados que tem tido muito sucesso, em que consiste o projecto?

TIVE JA VARIADISSIMAS CASAS, COMECEI EM LUANDA , E POR CA , OUTRAS TANTAS ,DESASSOSSEGOS, PINDERICOS, MARIQUINHAS ETC .A MARIQUINHAS JA NAO É MINHA !!!! PASSEI A MARIQUINHAS PARA OUTRAS MAOS, EMBORA LA CONTINUE A TRABALHAR !!!!! TODAS ELAS, AS CASAS , FORAM COM O MESMO FITO…… TRABALHAR , CANTAR , E DEIXAR CANTAR QUEM PRECISASSE, QUISESSE ” TREINAR “, MOSTRAR O QUE ERA CAPAZ,, E LANÇAR MUITA MUITA GENTE QUE NAS MINHAS CASAS COMEÇOU !!!! A CANTAR E A TOCAR !!!! CANSEI.ME E , COMO A IDADE EMBORA SEJA UM RICO ” POSTO ” NAO PERDOA !!!! AVO DE 6 NETOS, BISAVO DE UM BISNETO ( JA HA 6 ANINHOS ), TORNOU.SE EXAUSTIVO TANTO TRABALHO !!!! MAS …. NUNCA DIGO ” NAO VOLTO “……… SABE DEUS !!!!!

maria joão quadros fado

Para si o Fado é triste?

O FADO ( , PARA MIM CLARO ) FOI SEMPRE, É E SERA´O MEU ESTADO DE ALMA !!!! COM A MINHA ALEGRIA DE VIVER QUE ME CARACTERIZA, QUASE SEMPRE CANTEI OS MELHORES FADOS QUANDO ESTOU TRISTE, ( E ESTOU MUUUITAS VEZES ). MAS HA FADOS LINDOS ALEGRES, E MARCHINHAS LINDAS ETC. MAS O FADO É MAIS ( PARA MIM ) CANTADO COM CERTA TRISTEZA , POR RAZOES VARIADISSIMAS…..!!

Maria João Quadros

 Para além de si, na sua opinião, quais as 3 principais fadistas portuguesas?

DO ANTIGAMENTE, MARIA DO ROSARIO BETTENCOURT, TERESA TAROUCA, BEATRIS DA CONCEIÇAO , FERNANDA MARIA, ODETE MENDES, M DA FÉ, LUCILIA DO CARMO, HERMINIA SILVA !!! ( A GRANDE AMALIA FICA DE FORA )……ERA A MAIOR DIVA A MAIOR TUDO O QUE HA DE BOM, MAS NAO ME FEZ NUNCA ESQUECER AS GRANDES AS FADISTAS QUE MAIS ME TOCARAM……. AS QUE DISSE E AS QUE NAO DISSE !!! DA ACTUALIDADE, SEM DUVIDA NENHUMA A CARMINHO , A ANA MOURA E A RAQUEL TAVARES !!!!!

mjq disco

Termino com a pergunta da praxe. Maria João, a Mulher é que Manda?

BEM…….MANDAR MANDAR ,,,, NAO SEI !!! MA QUE LEVA “SEMPRE A DELA ” AVANTE……….. LEVA !!!!!!! AHAHAHAHA BJINHOS QUERIDA MÓNICA!!!

Obrigada Maria João Quadros e muitos beijinhos desta sua eterna fã!!

E agora, antes de vos apresentar mais um lindo fado para vos inspirar, tornem-se fãs da página A Casa da MariquinhasLá, para além de bom fado, poderão contar com muitos petiscos e muita animação na tasca mais castiça e caturra de Lisboa

Ementa da Semana:
Gaspacho ou Caldo Verde
Lulinhas Guisadas c/ Ervilhas
Carne de Porco Frita Salteada c/Ameijoas
Iscas de Cebolada
Picadinho do Lombo
Alheira de Caça
Bife do Lombo
Camarão Tigre c/arroz árabe
Lavagante c/ Salada Russa

(Marcações 918335560, Praça da Armada, 17 Lisboa)

Nota – Quando lá estive, comi um arroz de feijão com pataniscas de bacalhau e ainda hoje sonho com o sabor…de tão bom que estava.

http://youtu.be/WlhAvB1GKoY

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resolva esta operação (para sabermos que é humano) *