Atenção ao perigo! O chá de camomila e o mel fazem mal aos bebés!

Setembro 9
11 Comments

Olá, olá! Atenção ao perigo! O chá de camomila e o mel fazem mal aos bebés!

chá de camomila

O chá de camomila é normalmente aconselhado para acalmar os bebés. Seja porque estão com os dentes a nascer ou porque estão com cólicas, há muitos pais que recorrem, erradamente, a este “remédio” natural.

chá de camomila

O Instituto Ricardo Jorge desaconselha os pais a recorrerem ao mel, ou ao chá de camomila para bebés com menos de dois anos.

Estas conclusões, agora reforçadas, tiveram origem no aparecimento em Portugal, do primeiro caso de botulismo infantil. What?? Botulismo infantil! É um enorme palavrão mas convém não o esquecermos. É uma doença neuro-paralisante, perigosíssima para os bebés com menos de dois anos. Apesar de rara, no final de 2009 houve um bebé de Cascais, filho de pais imigrantes da Moldávia, ainda a receber apenas o leite da maminha da mãe, a quem lhe foi dado mel e chá de ervas como suplemento relaxante para o ajudar a adormecer. A coisa não correu nada bem…

chá de camomila

Há mitos que nos continuam a prejudicar. E quando se trata de um bebé, todos os cuidados são poucos. Eu confesso que nunca tinha ouvido falar de tal coisa. Nunca dei chá de camomila às minhas filhas. Mas, poderia ter dado… Não fazia ideia deste perigo. Por isso, partilhem esta info sempre que puderem. Poderá um dia salvar o filho, ou a filha de alguém próximo.

Agora já todas sabemos! (mas não se acanhem de pesquisar mais um pouco sobre este palavrão! Conhecimento não ocupa lugar)

Beijinhos a todas,

Mónica

  1. Nome

    Setembro 9

    Olá, gostaria de saber um pouco mais acerca da noticia. O chá dado ao bébé é proveniente de misturas de ervas vendidas em farmácias? É porque existem frascos de chá vendidos apenas para bebe. Ou apenas foi feita uma decocção de camomila e adicionado mel?
    Obrigada
    Li Ramos

  2. Teodoro Petiz

    Setembro 10

    Colimil – bebés sem cólicas, naturalmente!

    Então e o COLIMIL que os pediatras recomendam para as cólicas dos bebés ? Esta informação carece de mais aprofundamento. De qualquer forma deixo a composição do dito remédio.

    Definição:
    Suplemento alimentar de base fitoterápica composto por funcho, camomila, erva-cidreira e vitaminas do complexo B, indicado nas perturbações intestinais, devidas a meteorismo e aerofagia.

    Composição:
    Tampa reservatório: funcho (Foeniculum vulgare M. var dulce) fruto e.s.* titulado em óleo essencial a 0,05-0,1% (mg 164,3); celulose microcristalina; anti-aglomerante: estearato de magnésio, amido, silíca coloidal; pantotentato de cálcio; vitamina B6; vitamina B1.
    Frasco: água purificada; camomila (Matricariae recutita L.) flor e.s.*, titulado em apigenina a 3% (mg 17,8); frutose; erva-cidreira (Melissa Officinalis L.) partes aéreas da planta e.s.* titulado em ácido rosmariníco a 1,5% (mg 129,2); aroma; corrector de acidez: ácido cítrico; conservantes: E202, E219, E217.
    *Extratos suportados por Maltodextrina.

  3. Olá, é sempre bom saber este tipo de informações, eu nunca dei á minha filha nem chá,nem mel…mas se tiver mais informações de outros alimentos,gostava de saber..

    Bjinho

  4. Andreia

    Outubro 30

    Ola! Acho este artigo estranho ou incompleto. Pois tenho uma menina de 11 /meses que de vez em quando vomita e tanto no centro de saúde como no hospital disseram p dar chá de camomila e ou chá preto. O que no segundo caso estranhei dado a quantidade de cafeina no chá preto.

  5. cátia

    Dezembro 9

    olá!!! o mesmo estudo refere “Pelas suas características, o mel não pode sofrer tratamentos térmicos que destruam a bactéria C. botulinum. Também a água quente utilizada nos chás não destrói os esporos da C. botulinum e pode mesmo ativar a sua germinação.” eu vou ter em consideração estas palavras e não vou dar!!!

  6. Marcos

    Fevereiro 5

    Ok, o mel pode fazer mesmo mal, pois o mel pode estar contaminado com a bactéria clostridium botulino, mas não entendi a relação com a camomila. Seria melhor você reescrever a matéria.. pois fica parecendo que a camomila faz mal.. mas aparentemente o que faz mal é o mel no chá de camomila.

  7. mara

    Julho 3

    o chá faz mal aos adultos também ou só aos bebês?

    • Mike

      Outubro 11

      O artigo explica bem que não é o chá mas sim o Chá de camomila … E também diz aos bebés

  8. Mike

    Outubro 11

    Uma coisa é certa os medicos numa generalidade sao muito pouco formados em nutrição não é preciso or muito longe, toda a vida fomos educados que o leite de vaca deve fazer parte da nossa Dieta alimentar quando isso é o maior disparate de todos os tempos , aliás somos os únicos animais que bebemos leite de outra espécie. O Leite é um veneno, graças a Deus as pessoas têm vindo a adquirir mais conhecimento, mas é muito complicado ensinar a alguém determinados comportamentos quando o “SHENHOR DOUTOUR enchinou que devíamos beber leite pros oschos” … É claro que também o povo que não lê e que não procura se cultivar não seguindo filosofias de outros fica sempre numa escuridão conduzido com palas até um abismo…aconselho a todos a se tornarem Vegans esse é o FUTURO

  9. MUITO INCOERENTE A MATÉRIA PORQUE TENHO UMA FILHA COM 17 ANOS . SUPER SAUDÁVEL
    QUE DESDE BEBE ATÉ UM ANO E MEIO TOMOU CHÁ DE CAMOMILA.
    OUTRAS MATÉRIAS PESQUISADAS INFORMAM O CONTRARIO.
    O QUE FAZER ?

  10. Evelyn

    Agosto 11

    O que causa a bactéria pelo q eu sei é o mel e não qualquer que seja o chá

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resolva esta operação (para sabermos que é humano) *