Os homens e a palavra “Ajudar”

Novembro 7
2 Comments

Olá, olá! Os homens e a palavra “Ajudar”! Quantas de nós já ouvimos o nosso marido/companheiro (como lhe queiram chamar) dizer que nos pode AJUDAR nas tarefas com a casa, filhos, etc, etc, etc…

Confesso que quando ouço esta frase fico completamente os nervos em franja! Ajudar?! Então não era suposto as tarefas serem divididas?! E eles ainda dizem que participam nas tarefas domésticas. E até nem me parece desadequada a expressão, eles participam e ajudam, mas daí a estarem divididas igualmente vai uma grrraaannnnddddeeee distância!

Segundo o primeiro Inquérito Nacional aos Usos do Tempo de Homens e de Mulheres, promovido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, apresentado em 2016, as mulheres trabalham em média mais 1h45 do que os homens. Isto não está directamente relacionado com o emprego, mas sim com os trabalhos domésticos e de apoio à família. Ou seja, continuamos a ser nós a assegurar a maior parte do trabalho em casa e no que respeita aos filhos.

Claro que nos dá imenso gosto podermos aproveitar o final do dia com os miúdos, mas não é disso que estamos a falar, pois com a quantidade de coisas que temos de fazer, quase nem nos sobra tempo para aproveitar com eles. E é óbvio que também preferíamos ficar a brincar, em vez de fazermos o jantar, tratar das roupas e lanches para o dia seguinte. Se as tarefas fossem mesmo repartidas, será que não chegávamos todos ao fim do dia com mais tempo para dedicar ao que importa? Será que não seria mais justo os homens fazerem tudo a meias em vez de “ajudarem”?! Eu acho que sim!

Mas queria-vos deixar uma pergunta. Esta expressão não diz tudo!? Ora, se as tarefas fossem realmente repartidas, como deveriam de ser e como é combinado inúmeras vezes, não havia nenhuma AJUDA, certo!? Ninguém estava a ajudar ninguém, certo?! Estávamos apenas a cumprir as nossas obrigações!

Beijinhos,
Mónica

 

Fonte

  1. Isabel

    Maio 24

    Olá, mais que certo! a mulher não é empregada de limpeza do seu marido/companheiro, por isso eles têm mais é que trabalhar nas tarefas domésticas também!!

    Isa Sá

  2. Janinha

    Maio 28

    Ola! Cá por casa um ajuda o outro…eu limpo e ele passa a ferro…ele cozinha e eu como! 🙂

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resolva esta operação (para sabermos que é humano) *