Pequenas mudanças por um estilo de vida mais saudável

Abril 11
No comments yet

Olá, olá! Pequenas mudanças por um estilo de vida mais saudável. Desde que fui mãe que as minhas preocupações com a saúde aumentaram, passei a dar bastante mais importância a ter um estilo de vida saudável e por consequência procurar uma alimentação mais saudável e adequada. Não só porque sou mãe e tenho de estar bem para acompanhar o crescimento das minhas filhas, mas também pelo exemplo que lhes quero transmitir. E como sabemos, a alimentação saudável é o pilar essencial na saúde, principalmente em termos de prevenção.

Por isso, há uns dez anos decidi fazer algumas alterações na minha vida e principalmente na minha alimentação, que são bastante simples, mas com resultados eficazes, que gostava de partilhar convosco.

Estes são os pontos que passei a praticar diariamente para uma alimentação mais saudável:
1. Tomo sempre um bom pequeno-almoço, onde inclui sempre produtos lácteos, pão ou cereais e ainda fruta ou sumos de fruta.
2.  Tento fazer 5 a 6 refeições por dia.
3.  Como diariamente 5 porções de fruta e hortícolas por dia.
4.  Inicio sempre as refeições principais com sopa.
5.  Como calmamente e mastigo muito bem os alimentos.
6. Passei a consumir mais peixe do que carne, optando preferencialmente pelas carnes brancas.
7. Incluo sempre nas refeições alimentos ricos em fibra, como os cereais, leguminosas e legumes.
8. Reduzi bastante o sal, e passei a usar outro tipo de temperos como cebola, alho, tomate, pimento e ervas aromáticas.
9.  Hidratar-me! Tenho sempre comigo uma garrafa de água e vou bebendo ao longo do dia, para conseguir consumir sempre, pelo menos, 1.5 litro por dia. E a minha preferida é a água Luso, por ser indicada para dietas com baixo teor de sódio e muito pouco mineralizada. Comecei a consumir esta marca quando as miúdas eram bebés, porque as águas Luso são as mais indicadas para acompanhar o leite e as papás. Pois como estas fórmulas já contêm a quantidade de minerais necessários para um crescimento saudável do bebé, a água a utilizar deve ser muito pouco mineralizada para que os valores recomendados não sejam alterados. E como o organismo do bebé ainda está em desenvolvimento, é importante garantir uma alimentação pobre em sódio. Outra vantagem é que não tem necessidade de ser fervida, o que nesta fase é super prático!

Percebi desde esta altura, a brincar a brincar, já há 10 anos, a importância de consumir água na prevenção ao aparecimento da fadiga e o cansaço, assim como de diversas doenças e a importância das características da água, para uma alimentação saudável.
Claro que uma vida saudável não inclui só a alimentação, não nos podemos esquecer da prática de exercício físico, tempo para descansar, passear e dormir bem 🙂

Com todas estas pequenas alterações, sinto que consegui um estilo de vida mais saudável e uma alimentação completa, variada, que me dá mais vida e saúde!

Beijinhos,
Mónica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resolva esta operação (para sabermos que é humano) *