Prevenção do Cancro da Mama

Outubro 14
1 Comment

Olá, olá! Prevenção do Cancro da Mama . Nunca é demais relembrar que a prevenção é o melhor remédio e que um diagnóstico atempado pode fazer toda a diferença. Não se esqueçam que esta doença não escolhe idade, sexo, profissão… qualquer uma de nós pode estar sujeita a sofrer desta doença e a melhor forma de a combatermos é através da prevenção.  Conhecer muito bem o nosso corpo e estar atenta aos pequenos detalhes é super importante para nos conseguirmos aperceber de qualquer alteração.

Para reforçar a importância desta mensagem, a Laço em parceria com os cereais Fitness lançaram a campanha “Sê crítica com o teu corpo”, que tem como objetivo sensibilizar todas as mulheres para a importância de conhecer o seu corpo, fazendo o apelo que esta mensagem chegue ao maior número de mulheres. Podem ver o video da campanha aqui.

No Facebook, em SÊ CRÍTICA COM O TEU CORPO, pretende-se ainda criar uma corrente de apoio à luta contra este tipo de cancro. Por cada utilizador que aderir ao evento, os cereais FITNESS doam 1€ à LAÇO, contribuindo assim para a investigação através do Fundo iMM – Laço: A caminho da cura.

Para além de conhecermos bem o nosso corpo e fazermos uma revisão anual com o nosso médico, o auto-exame da mama deve ser feito regularmente de forma a detectarmos antecipadamente alguns sinais do cancro da mama.

Para quem não sabe fazer ou não se lembra, vejam como é simples e rápido.

autoexame

Existem também outros sinais ou sintomas do cancro da mama, que devemos ter atenção.

  • Qualquer alteração na mama ou no mamilo, quer no aspecto quer na palpação;
  • Qualquer nódulo ou espessamento na mama, perto da mama ou na zona da axila;
  • Sensibilidade no mamilo;
  • Alteração do tamanho ou forma da mama;
  • Retracção do mamilo (mamilo virado para dentro da mama);
  • Pele da mama, aréola ou mamilo com aspecto escamoso, vermelho ou inchado; pode apresentar saliências ou reentrâncias, de modo a parecer “casca de laranja”.
  • Secreção ou perda de líquido pelo mamilo.

Apesar dos estados iniciais do cancro não causarem dor, se sentir dor na mama ou qualquer outro sintoma que não desapareça, deve mesmo consultar o médico.

Não arrisquem, nem pensem que acontece só aos outros. A prevenção é sempre o nosso maior aliado, por isso estejam sempre atentas!

Beijinhos,

Mónica

 

  1. Assunto muito importante, também falei sobre o autoexame hoje e como deve ser realizado.

    http://www.prontaevestida.com

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resolva esta operação (para sabermos que é humano) *